Disse o profeta:

O anjo da noite pousa, desconfiado, em meus ombros cansados. Recolhidas, as asas negras assumem um certo brilho, que só se pode perceber quando a lua está deitada na amplidão. Nessas noites, os marinheiros ficam na espreita, aguardando os solavancos do mar agitado.

Caminho pela cidade. Faço, como dizem os parceiros que cuidam dos carros na porta da zona, minha ronda. Não sei bem quando adquiri esse hábito pouco usual de fazer meu exercício diário nesse horário.. Sei que me sinto bem. Sem medo, mas atento. O anjo sussurra em meu ouvido, que ruas devo percorrer. Como costumo confiar em velhos amigo, faço-o sem titubear.

Tudo vai bem. As prostitutas e os travestis estão nos lugares de sempre. Percebo que mesmo nas madrugadas mais frias, usam roupas mínimas. Ossos do ofício. Estão em busca do pão, como todos nós.

Os moradores de rua me recebem com um sorriso e uma palavra amiga. Fumamos juntos o último cigarro. Pedem que eu permaneça um pouco mais. Hoje não. Hoje estou inquieto, desacorçoado. Como se calçasse um sapato apertado, em dia de baile de gala, no velho clube social decadente, logo ali ao lado.

Passo em frente ao único boteco aberto no centro da cidade a essa hora. Revejo alguns amigos. Todos focados nos seus interesses. A noite guarda  sempre os seus segredos. Não pra mim e pro meu anjo amigo. Já faz tempo que desistimos de querer descobrir aonde está o bem e o mal. Não julgamos e por isso, quase todos nos aceitam tranquilos.

Na verdade descubro, quase surpreso, andava em busca, mais uma vez, da mentirosa mulher que tanto amei. Em sua viatura preta com o adesivo do dragão branco atrás. Não, ela não estava em lugar nenhum. Meu coração, já apertado, parece ficar ainda menorzinho.

Está na hora de regressar. Quando atravesso o portão, já em casa, o anjo estica suas asas e alça voo silenciosamente. Agradeço sua presença benfazeja. Entro no cafofo e ponho-me a fazer estas breves anotações.

Diário de bordo 00712/infinito. Indo a lugares aonde nenhuma criatura de bom senso iria. Mas quem disse que a vida é feita somente de temperança e paz?